Somos Coletivo de Comunicação

Somos Coletivo de Comunicação! É isto que temos vivido desde agosto de 2018 e comunicado para o mundo desde dezembro do ano passado quando foi lançado nosso vídeo Origem (dá uma olhada logo aí abaixo) produzido pela Muda de Ares, agência fundadora do nosso grupo.

O que é o Coletivo de Comunicação

O Coletivo de Comunicação é um grupo de empresas independentes e complementares, que prestam serviços de comunicação. Nosso propósito é construir uma experiência de resultados positivos, respeitosa e de trocas humanas com nossa rede de trabalho.

Hoje, o Coletivo de Comunicação é formado por 5 empresas independentes:

  • Waves of Life _ Identidade Essencial _ Desenvolvimento Humano
  • Lanterna Lab Identidade Pessoal _ Facilitação de Processos e melhoria nas relações organizacionais
  • Muda de Ares _ Identidade Visual_ Produção Audiovisual
  • BRP Midia – Identidade Digital_ Estratégia e Mídia
  • Única Eventos – Identidade Sensorial em Eventos Corporativos

Por que o Coletivo de Comunicação

Para a BRP Mídia a razão do Coletivo é a expansão da inteligência, da oferta de serviços e da rede de trabalho, que promovem mais oportunidades de fazer bons negócios. Dentro do Coletivo de Comunicação, temos a possibilidade de entregar uma solução de comunicação que envolve curadoria de conteúdo audiovisual, experiências em eventos, além de nossa entrega de mídia digital. Profissionalmente para mim, é a oportunidade de aprender sobre administração de empresas e novas disciplinas da comunicação, novos fluxos de trabalho, exercitar uma visão mais abrangente, que vai além da minha área de atuação. Abaixo estão as opiniões de algumas das empresas.

A Nanci Caetano, gestora de clientes e projetos e sócia da MudaDeAres é enfática: ‘Não tem como não ser evolutivo e transformador”, afirma. Ela acredita que, para empresas pequenas, é uma forma muito saudável de sermos mais fortes, mais relevantes, mais inteligentes sem ter que praticar valores que inviabilizam nossa contratação. O ganho vem junto com o processo – impossível não sairmos melhores de uma discussão diversa, com tantos olhares e formas diferentes de se ver o mesmo problema.

As organizações somadas totalizam 25 pessoas trabalhando em rede no Coletivo de Comunicação. Cada empresa contribui com profissionais experientes e equipes realmente engajadas (por isso nutrir boas relações de trabalho é fundamental, o turn over tende a zero). Quem  contrata nossos serviços provavelmente estará fazendo negócio com o dono.

O que o Coletivo de Comunicação entrega

Oferecemos soluções de comunicação com nomes conhecidos: identidade de visual, eventos corporativos, desenvolvimento humano, facilitação de processos, mídia digital, em uma estrutura corporativa e a partir de relações de trabalho que não são comuns no mercado.

Nosso desafio é entregar cada vez mais projetos que materializam esta diferença, na forma de fazer e no produto final. Por isso, o Coletivo de Comunicação é um dos clientes mais importantes para cada uma das empresas. Estamos em constante atividade, com iniciativas próprias, como a experiência do evento HuManas – Mulheres Incríveis. Histórias Extraordinárias , que mobilizou todas as empresas na idealização, produção e entrega.  A própria identidade visual e o fluxo de comunicação que temos estabelecido em canais digitais também apresentam nosso trabalho.

Como funciona operacionalmente o Coletivo de Comunicação e como lidam com as divergências?

Andreia, sócia da Única Eventos, busca sempre praticar o exercício da escuta e, sob esse aspecto, toda ideia e ponto de vista é enriquecedora. Em algum momento as ideias se alinham. As divergências são sempre resolvidas com diálogo.

Operacionalmente, a Nanci detalha que existem reuniões semanais, como as de um condomínio, para tratar de assuntos administrativos e também para definir nossas estratégias.  Além disso, a lembrança contínua de que não estamos na mesma casa só porque nossos negócios se conectam na comunicação – nos conectamos no propósito.

Convidamos também o Rogério Lima, diretor administrativo e sócio fundador da MudaDeAres para falar sobre divergência e ele explica que ocorrem a todo momento. Uma forma que o grupo encontrou para driblar esse cenário de caos é estabelecer um conceito de “liderança itinerante”. De acordo com ele, por meio de manifestações espontâneas, criam-se  zonas de conhecimento que são geridas por alguém habilitado que naturalmente se tornar um líder. Todos podem contribuir, mas sempre se busca somar informações e conteúdos relevantes para o responsável que no final bate o martelo.

O Coletivo de Comunicação funciona como um exercício constante de ser sustentável em um ambiente de trabalho horizontal, compartilhado e colaborativo, tomar decisões coletivamente e aproveitar o melhor que as diferenças podem oferecer. É o equilíbrio entre troca de ideias e ação.  Como somos diferentes, temos opiniões e experiências diversas sobre uma série de questões. Para que as decisões e a execução do que precisa ser feito aconteçam com o menor atrito, mantemos a disciplina de estar alinhados, seja nas reuniões semanais, seja executando o que já foi definindo.

Estamos juntos para além das relações comerciais, compartilhamos uma visão sobre o que é o mercado de comunicação e sobre o que é ser humano. Isso é bom ponto de partida para nossa harmonia e nosso entendimento. 

 

Faça Parte!

Conheça, acompanhe e participe dos projetos do Coletivo de Comunicação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *