Por que tanta gente se decepciona com o marketing digital?

Primeiro, é necessário contextualizar o marketing, e ninguém melhor que excelentíssimo Philip Kotler para explicar:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Dito isso, o que podemos esperar, em linhas gerais, do chamado marketing digital? Que, utilizando ambiente e ferramentas digitais como machine learning, IA, AR, VR, e-mail marketing, mídia display, branded content, social media, entre tantos outros, os profissionais de marketing consigam explorar, criar e entregar valor para um mercado, certo?

O grande ponto aqui é que isso é muito diferente do que alguns profissionais dizem aos seus clientes e prospects.

Você com certeza já viu posts nas redes sociais afirmando algo como “aumente suas vendas em 10x através da internet” ou “a empresa x revolucionou o mercado usando esses 3 passos”. Não é assim, com soluções simples que se atingem todos os objetivos de uma empresa, ainda mais no ambiente digital.

Por diversas vezes, ao responder que trabalho com marketing digital, recebi a pergunta: você faz sites? Além dessa confusão entre estruturar ambientes digitais para marketing e fazer marketing digital, muitos profissionais que trabalham na área prometem mundos e fundos, como se as ferramentas digitais fizessem milagres e, bem, milagres não existem.

Por isso, deixo aqui minha mensagem: quem decepciona o empreendedor não é o marketing digital, afinal, há muitas metas e soluções que só podem ser alcançadas dessa forma. Nós, profissionais da área, temos o dever de educar os empresários sobre o que eles podem esperar das soluções digitais. Alinhar expectativas é tão importante quanto alcançá-las. Precisamos fincar os pés nos chão e trabalhar duro para fazermos marketing cada vez melhor.

4 Replies to “Por que tanta gente se decepciona com o marketing digital?”

Deixe uma resposta para Bartira Pontes Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *