Cúpula Negredo: Negócio, Arte e Resistência

A primeira coisa que me impressionou quando conheci a galera da Cúpula Negredo foi a capacidade de criação e realização. Os irmãos Wilson Lopes dos Santos, 40 anos, e Antonio Lopes dos Santos, 39 anos, mais conhecidos com Ylsão e MC Tó, são os responsáveis pela Cúpula Negredo um conjunto de empreendimentos como o grupo de rap Negredo, uma marca de roupa e o Instituto Periferia Ativa, entre outras iniciativas.

Entrada da Avenida Sabin com grafite do Racionais feito pelo Kobra (crédito: Vida Loka)

Na Rua Adoasto Godoy, continuação da tão cantada Avenida Sabin no Capão Redondo, Zona Sul de SP, a Cúpula Negredo brilha. Na minha última visita, o Instituto foi o cenário de um papo longo com Ylsão, enquanto a meninada contava suas histórias com beats nas pick ups e, nos microfones, rimas em ritmo de Rap Pesadão. Entendi na hora qual era a missão daquele lugar e o que estava construindo em cada um daqueles jovens que, com acesso ao equipamento e a maior liberdade do mundo, podem exercitar a criatividade e colocar para fora as suas mensagens. Fantástico.

Vitrine da Loja Cúpula Negredo

Descemos um pouco a rua, e em frente ao muro com um lindo grafite fica a Loja Cúpula Negredo. Dentro dela, moletons e camisetas com cortes e estampas criativas. Bonés com desenhos, incluindo o do Duende do Cannabis, mascote do time do coração da várzea. Não resisti e comprei um casaco camuflado com as mangas pretas que é meu companheiro quando o vento fica mais gelado. Foi uma tarde cheia de histórias e boas risadas com os meninos. Saí de lá com os 2 CDs que vim ouvindo no carro com atenção.

Mundo Real (2005), A Cúpula Negredo (2010) e Cash Game (2016)

Estes são alguns dos discos do Negredo. Fui presenteada com os 2 mais recentes. As rimas bateram com tudo. ‘Lei é Lei’, ‘Canabis vs Fundão’ e todas as outras rodaram incessantemente no meu som por semanas. É um rap novo, cheio de referências, que juntas parecem uma colagem de uma realidade que ainda tem grandes questões com a violência, a raça preta e a vida na periferia, com o mundo dos videogames, da cultura pop, do amor, da internet e da Bíblia. É como ouvir a um musical. Muito bom, sou fã!

Negócio, Negócio, Negócio      

Conversar com o Ylsão e MC Tó é falar de negócio. Seja na arte, música, moda, produção de conteúdo, responsabilidade social, o pensamento da Cúpula é sempre estratégico e a conversa é sobre ação e resultado. A consequência deste trabalho são produtos de mídia de altíssima qualidade como o recente clip de Bang Africano que na minha opinião marca um novo momento na carreira do Negredo e supera a qualidade artística dos outros trabalhos (amei o figurino e não consigo parar de falar isso).

 

Resistência e Prosperidade

Hoje o Ylsão me encaminhou a cobertura que a Black Pipe  fez da 18ª edição da Festa 100% que acontece anualmente em frente ao QG da Cúpula Negredo. Na entrevista, Ylsão fala sobre o momento e o sentimento com relação a mais este projeto.

Além da enorme admiração que tenho por Wilson e Antonio, toda vez que recebo notícias destes caras eu penso sobre resistência e prosperidade, e como estas duas forças juntas constroem e mantém de pé bons negócios. Sucesso sempre, Cúpula Negredo!

Acompanhe o Negredo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *