Como Mídia e Conteúdo impactam no seu negócio

Vamos partir do seguinte cenário: todas as empresas têm qualidade e eficiência em seus produtos. O que faz uma empresa ter mais valor e vender melhor?

Imagino que esta seja uma pergunta comum, e que até já foi respondida pelo pessoal de marketing, e pela galera aguerrida do comercial. E que você empreendedor, ou você que se comunica profissionalmente para viver também já deve ter tirado suas conclusões. Vou contar agora qual é a minha opinião.

Eu acredito que Mídia e Conteúdo são alavancas importantes para fazer o ponteiro do negócio subir ou descer.

 

 “Quem não se comunica, se trumbica” 

Chacrinha ‘Velho Guerreiro’

 

Conteúdo é alma, sabor, odor, paladar, tato e visão. Estabelecer conversas interessantes, divertidas, educativas, inspiradoras, saborosas, criativas com o público-alvo da empresa é o desafio do nosso tempo.  Definir conscientemente os melhores canais e investimento para fazer isto, também.

 ‘Como nasceu a sua empresa?’

‘Quem são as pessoas que trabalham nela. E os seus clientes?’

‘Quais são os assuntos interessantes e coerentes para sua empresa e seus clientes?’

‘Qual é o calendário da sua empresa, o que ela celebra, valoriza, apoia…?’

Estas perguntas abastecem possibilidades de comunicação constante, em conteúdo que fala sobre temas com contextos agradáveis para a apresentação da sua marca e de seu produto.

As redes sociais são o laboratório e o ponto de partida para a distribuição desta informação. Manter o fluxo de comunicação é manter a sua marca presente e seus produtos em evidência. E quando chegar a hora de ajudar, a sua empresa fará uma venda. Vender não é também sobre ajudar as pessoas a ter um vestido, um smartphone, um açaí, uma cerimonialista para o casamento, uma cadeira ergonômica, um serviço de vídeo, uma operadora de celular, uma conta no banco, uns óculos de sol, …?

Mídia e Conteúdo: um caminho para a sustentabilidade

Por um tempo limitado, um negócio inovador tem o poder de navegar uma onda de vendas sozinho. O que não foi o Paleta Mexicana? Uma geladeira no ponto de venda, e o verão de 2016 assistiu a febre da guloseima.

E as marcas e produtos que precisam não só explodir neste verão, mas continuar vendendo por muitos verões? Aqui entra a Mídia e o Conteúdo.

Se o Conteúdo são os cinco sentidos, Mídia é o caminho. Para quem não está familiarizado, Mídia é uma atividade técnica que envolve matemática e investimento financeiro, várias planilhas, e um pensamento contínuo sobre custo benefício frente à variáveis humanas como Alcance e Afinidade. Em resumo, é o mercado financeiro da Atenção, do Interesse e do Consumo das pessoas. E hoje é uma ferramenta disponível para todas as empresas.

A empresa que valoriza o impacto da Mídia e do Conteúdo no seu negócio sabe que:

  • Empresa conhecida/reconhecida tem mais chance de vender, e por isso conta as suas histórias e mostra as pessoas que fazem o negócio acontecer.
  • Empresa desejada tem mais oportunidade de vender, por isso tem uma empresa confiável e faz parte das conversas do dia a dia de forma cordial.
  • Empresa que faz e fala com carinho e admiração sobre seus produtos, e que ouve o que as pessoas têm a dizer como os mesmos sentimentos, tem mais chance de vender e fidelizar. Os pequenos negócios que borbulham por aí cheios de charme e qualidade prosperam porque amam o que entregam e são amados por isso.

As alancas que movem um bom negócio são muitas e coexistem. E como muito bem disse o CEO de uma querida empresa que atendemos na BRP: “O nosso sucesso é e será construído pela soma de todos os esforços.”

Sucesso não é ‘bombar’ um único verão, mas sim manter o ritmo por muitos verões. A prosperidade do seu negócio está relacionada à qualidade com que a sua marca está conectada com as pessoas. Um conteúdo interessante e uma mídia eficiente mantém a alma da sua empresa viva e sua marca sempre presente.

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