Dentro de um contexto de marketing e comunicação, ROAS é a sigla em inglês para Return on Ad Spending, quer dizer Retorno sobre o investimento em Anúncios/Publicidade.
Hoje em dia o sistema de canais, formatos e modelos comerciais para publicidade é tão diverso, que o “Ad Spending” também pode ser interpretado como Mídia Paga.
O ROAS tem o objetivo de criar uma relação entre o investimento total em publicidade e a receita em vendas do serviço/produto/marca anunciado. O objetivo é responder a pergunta: a cada R$ 1 investido em publicidade, quanto geramos de receita?
A fórmula de ROAS é :
ROAS = (Receita em vendas do serviço/produto/marca anunciado) / (Despesa de Publicidade: serviço, tecnologia, produção criativa, verba de mídia paga)
Exemplo: Campanha Divulgação da Mentoria BRP Mídia
Receita em vendas do serviço Mentoria = R$ 10.000
Despesas de Publicidade = R$ 2.500
ROAS = 10.000/2.500
ROAS = 4
A cada R$ 1 real investido em publicidade a BRP Mídia recebeu R$ 4 em vendas do serviço de Mentoria.
O ROAS é um indicador objetivo, pode ser entendido por todos os envolvidos no plano de mídia, e é adequado para definir e avaliar o investimento em publicidade de uma forma integrada.
Quando avaliar o ROAS
Quando se fala em periodicidade para avaliação de resultados de publicidade deve-se considerar a perspectiva tática e a estratégica.
Taticamente pode-se avaliar o ROAS minuto a minuto, o que é não produtivo e nem saudável. Semanalmente para campanhas de curto prazo ou avulsas, mensalmente para ações permanentes são boas janelas de tempo.
Estrategicamente é recomendado que o ROAS seja reportado nos relatórios de resultados trimestrais, semestrais e anuais. Nestes períodos é possível ter um aprendizado mais concreto, observar tendências de mercado e ter ideias sobre novas possibilidades de atuação.
Quem precisa saber o ROAS
O ROAS é um indicador de desempenho que deve ser conhecido e dar apoio às decisões dos profissionais de marketing, comunicação, vendas e gestão do negócio.
ROAS versus ROI
Abaixo compartilho um vídeo de um conversa digital promovida pela São Paulo Digital School (SPdS) sobre o papel do ROAS e do ROI na avaliação das ações em Mídias Digitais.
Acompanhe a agenda do curso Mídia Digital Estratégica da SPdS.